terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cuias para chimarrão



Cuias para chimarrão vendidas no centro de Porto Alegre, tem para todos os gostos, pequenas, médias e grandes.
Hoje, feriado, temperatura amena, dia propício para tomar um bom chimarrão e bater um papo com amigos ou mesmo sozinho.


Chimarrão ou (mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), parte da Bolívia e Chile,Uruguai, Paraguai e Argentina.

É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água quente.


Embora a acepção mate seja castelhana, é conhecida popularmente no Brasil com o termo chimarrão.


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DOMINGO NO PARCÃO








Em função do feriadão o  Parcão estava tranquilo, pouca gente, comparado com outros finais de semana em que sempre fica lotado. Pude caminhar  e apreciar o belo Parque Moinhos de Vento que é considerado o pulmão verde do bairro Moinhos de Vento aqui em Porto Alegre. Na área de 11,5 hectares, o parque contém lago, pistas de caminhada, corrida e de patins e campo de futebol.



sábado, 12 de novembro de 2011


Nascente 



                                                                      Ipê amarelo


                                                                      KIWI




                                                                         Formigas

Natureza em flor.







"Pare e pense antes de tomar qualquer atitude. Não viva gratuitamente toda a carga de tensão das situações estressantes. Faça uma pausa na sua vida.
Erga os seus olhos e olhe além dos horizontes dos seus problemas. Veja o que ninguém consegue ver. Se a sua visão for curta, seu problema será enorme. Se ela for longa, ele será pequeno".

domingo, 6 de novembro de 2011

Andando pelo campo, encontrei essas lindezas.






"O mestre da vida nos mostrou que para conquistar a sabedoria, a mansidão e a felicidade é preciso ser um viajante nas trajetórias do nosso próprio ser e nos permitir ser um pequeno aprendiz diante da vida, ainda que o tempo sulque a nossa pele e traga as marcas da velhice". Augusto Cury.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011


Meu pequeno jardim de lavandas... Ah como eu queria ter um belo jardim destas lindas flores...

Margaridas, funcho (erva doce) e babosa (Aloe vera) dividindo o espaço no canteiro..





Aguapé - planta aquática serve de abrigo natural a organismos de vários tamanhos e aspectos, servindo de habitat para uma fauna bastante rica, desde microrganismos, moluscos, insetos, peixes, anfíbios e répteis até aves. Quando largado nas águas, sem uso, o aguapé chega a prejudicar a navegabilidade dos rios, causando até problemas em reservatórios de usinas hidrelétricas em razão de sua rápida proliferação. Entretanto, quando bem aproveitada esta planta pode trazer benefícios incríveis. Uma das principais vantagens do aguapé é que ele é um filtro natural, pois apresenta a capacidade de incorporar em seus tecidos uma grande quantidade de nutrientes.


Assim, se um lago ou um reservatório estiverem poluídos, coloca-se o aguapé: suas raízes longas e finas, com uma enorme quantidade de bactérias e fungos, atuam sobre as moléculas tóxicas, quebrando sua estrutura e permitindo que a planta assimile estes componentes tóxicos. O único cuidado é vigiar de perto seu crescimento vigoroso para mantê-lo sempre sob controle. Não se aconselha, entretanto, a utilização e presença de aguapés em lagos extensos, em represas com possíveis remansos ou mesmo em tanques de dimensões maiores, pelas dificuldades de remoção e controle.




Curtindo um final de semana com a bicharada.