terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cuias para chimarrão



Cuias para chimarrão vendidas no centro de Porto Alegre, tem para todos os gostos, pequenas, médias e grandes.
Hoje, feriado, temperatura amena, dia propício para tomar um bom chimarrão e bater um papo com amigos ou mesmo sozinho.


Chimarrão ou (mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), parte da Bolívia e Chile,Uruguai, Paraguai e Argentina.

É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água quente.


Embora a acepção mate seja castelhana, é conhecida popularmente no Brasil com o termo chimarrão.


7 comentários:

  1. Adorei seu Blog...super variado de idéias e muito capricho...E que loucura este monte de cuias!
    Um grande abraço e passa "lem casa"
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Flor de Alfazema, seu canto é inspirador e adorei seu cantinho. Nunca experimentei chimarrão, mas acho lindo as cuias.
    bjus
    yvone

    ResponderExcluir
  3. Quando fui ao sul tomei chimarão e me explicaram toda cultura atrás, compartilha-se com amigos que quando um oferece não se nega e até a quantidade que se bebe que não me lembro sei que amei tudo, comprei o kit toda para beber aqui no rio, depois de um tempo deixei de beber, estou com saudade,grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Flor, ja experimentei, mas vivendo aqui no coraçaozinho do Brasil(Goiania)com temperaturas altas a maior parte do ano realmente nao é muito apropriado...rsrs.
    Bjs e lido findi semana pra vc.

    ResponderExcluir
  5. Aqui no sul das Minas Gerais, muita gente nem sabe o que é chimarrão...mas eu, uma mineirinha matuta...morro de vontade de esperimentar rsrsrsrs
    bjs
    Tina (MEUCANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  6. Passando para lhe desejar um lindo dia!
    abraços!!!

    ResponderExcluir

Eu gostaria de ouvir seu comentário!