quarta-feira, 2 de novembro de 2011


Meu pequeno jardim de lavandas... Ah como eu queria ter um belo jardim destas lindas flores...

Margaridas, funcho (erva doce) e babosa (Aloe vera) dividindo o espaço no canteiro..





Aguapé - planta aquática serve de abrigo natural a organismos de vários tamanhos e aspectos, servindo de habitat para uma fauna bastante rica, desde microrganismos, moluscos, insetos, peixes, anfíbios e répteis até aves. Quando largado nas águas, sem uso, o aguapé chega a prejudicar a navegabilidade dos rios, causando até problemas em reservatórios de usinas hidrelétricas em razão de sua rápida proliferação. Entretanto, quando bem aproveitada esta planta pode trazer benefícios incríveis. Uma das principais vantagens do aguapé é que ele é um filtro natural, pois apresenta a capacidade de incorporar em seus tecidos uma grande quantidade de nutrientes.


Assim, se um lago ou um reservatório estiverem poluídos, coloca-se o aguapé: suas raízes longas e finas, com uma enorme quantidade de bactérias e fungos, atuam sobre as moléculas tóxicas, quebrando sua estrutura e permitindo que a planta assimile estes componentes tóxicos. O único cuidado é vigiar de perto seu crescimento vigoroso para mantê-lo sempre sob controle. Não se aconselha, entretanto, a utilização e presença de aguapés em lagos extensos, em represas com possíveis remansos ou mesmo em tanques de dimensões maiores, pelas dificuldades de remoção e controle.




4 comentários:

  1. Lavanda...Oh, como adoro lavanda!
    :)

    Abraços,
    Rosicler

    ResponderExcluir
  2. Oi,Flor!
    Dei uma passadinha por aqui para conhecer este teu cantinho, e simplesmente adorei! Você nos encanta trazendo com simplicidade e beleza, o lado prazeroso da vida no campo. Amei ver as tuas lindas plantinhas e os teus bichinhos encantadores!
    Eu também tenho uma paixão pela natureza, e mesmo vivendo numa grande cidade,procuro sempre com minha família, estarmos próximos desse maravilhoso mundo natural.
    Muito lindas as flores de hoje. E adorei o texto sobre os aguapés!
    Quando puder,dá uma passadinha lá no meu bloguinho pra me conhecer também... Vou adorar a tua visita!
    Meu abraço bem carinhoso pra ti!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  3. Lindas as aguapés, também gosto muito das flores da lavanda!
    abraços!!!

    ResponderExcluir

Eu gostaria de ouvir seu comentário!