sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Caqui

O caqui (português brasileiro) ou dióspiro (português europeu) é o fruto do caquizeiro. O nome "dióspiro" (Diospyros) tem origem no grego dióspuron, que significa "alimento de Zeus", enquanto "caqui" vem do japonês kaki (柿).

É originário da China, sendo muito popular no Japão. Sendo uma fruta de caldo, contém grandes quantidades de água em seu interior.

Existem diversas variedades: a variedade vermelha, quando madura, é muito doce e mole, precisa de muito cuidado no transporte para não amassar. Esta variedade é muito comida em Portugal. A variedade conhecida como caqui-chocolate (no Brasil) é de cor alaranjada e no interior tem riscas cor de chocolate, é mais duro e resistente, e não é tão doce quanto o vermelho. Tem poucas calorias (cerca de 80 a cada 100 g), e possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas.

É muito cultivada na região sul do Brasil e no estado de São Paulo, pois dá-se bem em climas amenos e frios (subtropical e temperado). No Brasil as primeiras variedades do Caqui doce foram trazidos por imigrantes japoneses em 1916 os brasileiros só conheciam o caqui do tipo adstringente, aquele que "amarra a boca". É também cultivado em Portugal, nomeadamente na região das Beiras.

Eu particularmente adoro esta fruta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu gostaria de ouvir seu comentário!